Total de visualizações de página

Bobox

sábado, 11 de fevereiro de 2012





Ferramentas do Futuro: Realidade Virtual

O desenvolvimento dos sistemas de Realidade Virtual, permitem-nos hoje descobrir novos universos e percepcionar em tempo real novos mundos. A aposta cada vez mais frequente em dispositivos interactivos, como capacetes, luvas e salas 3D dá-nos a possibilidade de nos desligarmos do exterior e explorar novas sensações. A realidade Virtual é hoje uma aposta em vários ramos e áreas comerciais e uma ferramenta para o futuro.


A expressão realidade virtual é cada vez mais usada e explorada nos dias que correm. O mundo aposta no avanço da tecnologia e, por isso mesmo, existem hoje cada vez mais objectos e dispositivos que assumem a função de interface e que permitem ao indivíduo experimentar novas realidades. O imaginário da realidade virtual é hoje criado, recriado e descoberto por cada indivíduo que entra neste universo.

A realidade virtual é considerada um modo de visualização, manipulação e interacção com computadores, onde se substituem ecrãs por projectores e teclados por luvas de dados que controlam os movimentos do utilizador.

Com o avanço tecnológico dos equipamentos computacionais, existem hoje inúmeros interfaces homem-computador que permitem ao indivíduo experimentar diversos ambientes virtuais em tempo real, interagindo com os mesmos. O objectivo é viver experiências num outro mundo, movimentando-se, fazendo escolhas e manipulando objectos.

Através da percepção e da imagem captada o cérebro constrói um modelo que designamos de realidade. Na realidade virtual são criados mundos tridimensionais, onde cada um de nós pode interagir com diversos objectos e adquirir novas sensações. Mundos sensoriais onde a criatividade abre portas para o futuro.

De facto, com o avanço tecnológico, hoje podemos diferenciar vários tipos de sistemas de RV (Realidade Virtual) que são constituídos por diferentes níveis de interacção, de velocidade e de potência.



Quando falamos em ambiente virtual imersivo, falamos de tecnologia mais avançada, que cerca o indivíduo de imagens geradas por computador e que lhe retiram a possibilidade dos seus sentidos percepcionarem o mundo físico exterior. Desta forma o sentido de presença do utilizador aumenta, fazendo com que este tenha a sensação de estar de facto no local. Os dispositivos que provocam esta sensação são, por exemplo, os Capacetes Digitais e as Cavernas Digitais, onde são projectados gráficos em três dimensões. Por sua vez existem dispositivos que possuem um maior interacção, como é o caso das Luvas Digitais, que permitem o movimento e manipulação dos objectos.
Existe uma grande quantidade de objectos que foram desenvolvidos tecnologicamente com base no vídeo, áudio e 3D e que nos permitem viajar por estes universos. Da criação de luvas digitais passando por óculos estereoscópicos a monitores e teclados, tudo nos faz adquirir um conjunto de novas sensações. 



Para além do lado lúdico e criativo característico dos sistemas de Realidade Virtual, existe uma expansão cada vez maior do virtual em várias áreas comerciais. É o caso da indústria dos jogos e entretenimento, das comunicações à distância, da simulação de treinos de aviões e segurança militar, da robótica e até mesmo da arquitectura e urbanismo.
A cada nova invenção, dá-se um passo para o futuro. Uma janela é aberta e mostra-nos novos universos virtuais que se aproximam todos os dias da realidade que nos cerca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário